Adam Grant é um especialista mundial em felicidade no trabalho e passou anos estudando sucesso e lecionando na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, onde foi selecionado como professor por vários anos consecutivos. Graças ao seu renomado trabalho como psicólogo organizacional, ele é considerado um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo e um dos "40 com menos de 40" da Fortune. Mas o que nos interessa hoje é sua perspectiva sobre desenvolvimento pessoal.
"O processo de aprendizagem não termina quando adquirimos conhecimento, mas se completa quando o aplicamos consistentemente", explicou ele em um artigo que escreveu para a CNBC. Para que esse desenvolvimento pessoal aconteça, precisamos incorporar esses nove hábitos em nossa vida diária . As pessoas mais bem-sucedidas do mundo já fazem isso.
Em seu livro "Dar e Receber: Por que Ajudar os Outros Leva ao Sucesso", Grant argumenta que gratidão e generosidade são essenciais para o sucesso. Mas não só isso, a gratidão também está ligada à felicidade e é tão simples de colocar em prática quanto dizer "obrigado" quando somos atendidos em uma loja ou quando um colega de trabalho nos ajuda. Pessoas bem-sucedidas sabem disso e praticam a gratidão diariamente.
Grant afirma que pessoas bem-sucedidas buscam o desconforto. O motivo é mais simples do que parece: quando nos sentimos desconfortáveis, nos esforçamos para parar de nos sentir desconfortáveis, e isso nos leva a um caminho mais rápido para o crescimento. " Em vez de se esforçar para aprender, esforce-se para se sentir desconfortável ", diz ele.
Buscar a perfeição é o caminho mais rápido para a infelicidade , porque esquecemos de uma coisa: ninguém é perfeito e ninguém pode ser. "O progresso é alcançado mantendo altos padrões, não eliminando todas as falhas", explica Grant.
Se quisermos crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente, é vital refletir sobre quais erros podemos aceitar e o que pode ser suficiente para nos impulsionar. Em vez de se esforçar para que seu trabalho seja perfeito, esforce-se para que ele seja excelente, porque se você se esforçar para atingir a perfeição em tudo, nunca progredirá .
Quando pedimos conselhos aos outros, somos percebidos como mais inteligentes, segundo a ciência. Além disso, e nas palavras de Grant, "conselhos são prospectivos: levam as pessoas a te orientarem".
Sim, é melhor parar de pedir elogios e aprovação e, em vez disso, pedir às pessoas ao seu redor que lhe digam como você pode aprender algo novo. Isso nos incentiva a não perguntar como nos saímos com algo que já concluímos, mas a perguntar aos outros o que podemos fazer melhor na próxima vez. Dessa forma, estamos promovendo nosso próprio desenvolvimento.
Um dos meus melhores amigos sempre diz: "Você não consegue nem voltar para ganhar impulso", mas reavaliar e dar um passo para trás quando se está preso pode ser a única maneira de encontrar outra solução possível. "Parece que você está andando para trás, mas muitas vezes é a única maneira de encontrar um caminho para a frente", diz o especialista.
Uma pessoa de sucesso não se deixa influenciar facilmente pelo que lê ou ouve. Em vez de se deixar levar por tudo, ela decide em quais fontes confiar. "Ouça aqueles que têm experiência relevante (credibilidade), que o conhecem bem (familiaridade) e que têm os seus melhores interesses em mente (cuidado)", diz ele. Dessa forma, sabemos que as informações que recebemos são válidas e podem nos ajudar a crescer .
Embora a validação externa seja cada vez mais comum, especialmente quando pensamos nas mídias sociais e seu uso, a verdade é que a única validação que uma pessoa de sucesso precisa é a sua própria .
Se passarmos os dias tentando agradar os outros e medindo nosso valor e nossas conquistas pelo que os outros pensam, garanto que não haverá desenvolvimento pessoal para você. Grant garante que é melhor decepcionar os outros do que a si mesmo, e é por isso que ele sabe que pessoas de sucesso sempre se questionam antes de lançar algo ao mundo. Para descobrir, avalie se isso representa você bem. O especialista acrescenta: "Se este fosse o único trabalho seu que as pessoas vissem, você se orgulharia dele?"
Isso pode parecer estranho, mas se você conhece um pouco da técnica Feynman, entenderá o que quero dizer. A melhor maneira de aprender algo é ensinando . Foi o que Richard Feynman, pioneiro da computação quântica e ganhador do Prêmio Nobel, disse certa vez. Entendemos melhor tudo o que aprendemos depois de explicá-lo, e nos lembramos melhor depois de dedicar tempo para memorizá-lo, assim como fazemos quando ensinamos alguém.
Não estou falando do Delorean, mas sim de fazer jornadas mentais para se lembrar de onde você estava e onde está agora. Segundo Adam Grant, "Quando você estiver com dificuldade para apreciar seu progresso, pense em como seu eu passado veria suas conquistas atuais".
Ao longo dos anos, mudamos muito graças a tudo o que a vida nos ensina, e pessoas de sucesso olham para trás com orgulho, pensando: "Meu eu passado ficaria orgulhoso de ver o quanto eu cheguei longe".
player2